Aromaterapia, Floralterapia, Nature Therapy

5 Dicas para manter o foco e a concentração

Com a constante enxurrada de informações que recebemos todos os dias, é cada vez mais comum nos sentirmos um pouco “esquecidos” – trocamos o nome de alguém, não conseguimos lembrar um fato que acabou de ocorrer e assim por diante.

Em meio a tantos estímulos que somos submetidos todos os dias, fica difícil algumas vezes manter o foco. Ainda mais na era dos smartphones – estudos apontam que passamos em média entre 3 a 4 horas usando o celular por dia. Ou em não raras situações, atém mesmo mais tempo do que isso.

Em todas essas situações nos deparamos com uma sensação muito comum: a dificuldade de nos concentrar. Um dos maiores males da atualidade (e da humanidade) é a falta de foco e concentração em atividades, incluindo o estudo.

Se você se identificou, com certeza precisa ler esse texto!

Concentração e foco

O que um estudante que passa na tão sonhada faculdade tem de diferente daquele que não passa? Ou um funcionário consegue a promoção no trabalho e outro não? Ou um atleta recordista consegue tais feitos e outros não?

O principal fator dessas pessoas que se destacam das outras, é a capacidade de manter o foco e agir de forma concentrada e precisa. Seja na área que escolher, a capacidade de se concentrar é uma habilidade que pode trazer o diferencial numa prova, num concurso, ou no sucesso esportivo – Note que elas se mantem concentradas e inteiramente envolvidas durante a execução de suas atividades.

A concentração é definida como a habilidade de concentrar atenção e foco exclusivos para uma atividade.

Você já deve ter passado horas lendo um livro, ou mesmo uma conversa ou um lugar agradável sem nem ter percebido o tempo passar. Isso ocorre pois focamos no momento presente.

Não consigo focar nos estudos. Como posso desenvolver essa habilidade?

Felizmente a concentração pode ser treinada!

Para isso, você deve utilizar estratégias (cada um tem uma que funciona melhor para si) para desenvolver a concentração.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Leia, mas também escreva o conteúdo – Ao escrever, você terá que ler o conteúdo para reescrevê-lo e ler o que está sendo colocado no papel, portanto, você terá mais contato com o conteúdo. Dê preferência por escrever a mão. Além disso, faça esquemas mentais, resumos de partes importantes. Dessa forma ficará mais fácil ativar também o sentido da visão, que pode ajudar na memorização e lembrança da matéria;
  2. Organize seu ambiente de estudo – seja na mesa, no escritório ou no quarto, evite bagunça, celular ou outros tipos de interferências que possam desviar a atenção – procure um local confortável com boa iluminação que faça com que você consiga focar no que está estudando;
  3. Matéria dada é matéria estudada – para evitar o acúmulo de conteúdo, procure estudar o conteúdo passado no mesmo dia. Assim você reforça o que foi visto e seu cérebro assimila com mais facilidade o que foi estudado;
  4. Faça um cronograma – antes de iniciar esse processo, organize o que será estudado, e quais serão as etapas. E tente cumpri-las a risca. Você vai notar que com o hábito, tudo vai ficando mais fácil!
  5. Use o Kit Estudante da Nature Therapy. Nós, da Nature Therapy, criamos um kit ideal para estudantes e para quem precisa melhorar o foco, a concentração e a memória. É composto por 2 unidades do Aromatizador de ambiente Revigorante (120mL), que é feito com os óleos essenciais de Alecrim e Capim-limão e com os Florais de Minas Capsicum e Agave. Traz energia e vitalidade ao corpo e mente. O óleo essencial de alecrim tem ação comprovada na melhora da concentração, da memória e na retenção de conteúdo, por isso mesmo é considerado o óleo dos estudantes. Borrife no ambiente sempre que precisar se concentrar, antes de iniciar os estudos e quando precisar manter o foco e energia. *Esse kit não é indicado para hipertensos, gestantes e epilépticos.

Compre agora clicando aqui!

Além dos itens citados, para um bom período de estudos, é necessário que você esteja bem alimentado e disposto. Com energia, você consegue cumprir melhor sua rotina – faça atividades físicas regulares, para liberar endorfina e trazer a sensação de bem estar ao seu corpo!

Gostou de saber?! Então acompanhe o nosso blog. Semanalmente temos um assunto interessante para você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *