Nature Therapy, Saúde

4 Dicas para Tratar a Dermatite Atópica

A pele é o maior e mais exposto órgão do corpo humano, que pode sofrer agressões dos raios solares, vírus, fungos, alergias e as vezes até mesmo refletem problemas internos ao corpo.

Há diversos tipos de doenças dermatológicas e a dermatite está dentre as mais comuns e conhecidas. Muitas são um tabu e podem prejudicar não só a autoestima, quanto também o bem estar, as relações interpessoais e a capacidade produtiva.

Por falta de informação, pessoas com dermatite às vezes sofrem preconceito, por medo da transmissão através do contato ou somente por estar no mesmo ambiente.

A boa notícia é que a dermatite não é contagiosa.

Existem 3 tipos principais de dermatites:

Dermatite de contato – mais comum em adultos, aparece depois da exposição a uma determinada substância ou tecido, causando vermelhidão, ardência, pinicamento, coceira podendo descascar ou até mesmo formar bolhas – são exemplos, contato com perfumes, lãs, esmaltes entre outros.

Dermatite Seborréica – conhecida também como caspa, é uma descamação do couro cabeludo e/ou sobrancelhas, que deixam aquelas casquinhas entre os fios e até mesmo na roupa quando em grande quantidade.

Dermatite Atópica – atinge na sua maioria as crianças (cerca de 25%) e em menor percentual os adultos (cerca de 7% da população) no Brasil.

A dermatite atópica

É uma doença genética crônica, associada a doenças respiratórias como asma e rinite, que deixa a pele seca, pela ausência da barreira de proteção, provocando perda de água frequente. Além disso apresentam camadas de aparência mais grossa com lesões avermelhadas e coceira intensa.

Em crianças com menos de 2 anos aparecem na maior parte nas bochechas, e nas maiores, aparecem atrás dos joelhos e na dobra do braço.

Pode acompanhar o indivíduo até a fase adulta. Em nenhum dos períodos é contagiosa.

As causas podem ser inúmeras, como alergia a ácaros, mofo ou animais, exposição a fragrâncias ou corantes presentes em shampoos ou sabonetes, detergentes e produtos de limpeza, roupas de lã e de tecido sintético, mudanças bruscas de temperatura, baixa umidade do ar, calor e transpiração, estresse e alguns tipos de alimentos.

 

Tratamentos

Separei 4 cuidados para tratar e reduzir consideravelmente a dermatite:

1) Mantenha sua casa limpa

Uma forma de reduzir esse incômodo, é evitar a presença e uso de algumas substâncias como sabonetes com perfume, produtos de limpeza, além da poeira doméstica.

Opte por manter o ambiente sempre arejado, com quartos sem cortinas ou tapetes (no caso de crianças, evitar bichinhos de pelúcia) para evitar o acúmulo de ácaros e piorar o quadro.

2) Evite banhos quentes

Os banhos quentes sempre devem ser evitados, pois a água quente resseca ainda mais as regiões afetadas!  O ideal é tomar ducha fria ou morna, e usar sabonetes especiais que não ressecam como os livres de sulfatos, respeitando o pH natural da pele. Dá uma olhada no nosso Sabonete Líquido Revigorante livre de sulfatos, ele limpa sem agredir!

Evite também o uso de buchas, pois ao esfregar a região, a proteção é removida, agravando a dermatite.

3) Visite o dermatologista regularmente

Consultar o dermatologista com certa frequência é o ideal para manter a dermatite atópica controlada e sua pele saudável. Além disso, ele é o profissional mais indicado para recomendar o melhor tratamento e o dermocosmético adequado para aliviar os sintomas da doença.

4) Hidrate o seu corpo sempre

A hidratação é o principal gesto para tratar a dermatite atópica.

Devido ao ressecamento da pele, o principal tratamento é a base hidratantes para aliviar o eczema, que podem se apresentar na forma de cremes e óleos. Em casos de pele muito seca, pode ser aplicado várias vezes ao dia.

A Nature Therapy tem opções naturais, livres de várias químicas nocivas e alergênicas, para você tratar alergias e dermatite. Conheça o nosso KIT ALERGIA DE PELE. O Kit é feito com os óleos essenciais de Lavandin e Laranja doce e com os Florais de Minas Passiflora e Dianthus, que diminuem e taratam as alergias de pele, pois tem ação hidratante, anti-inflamatória e cicatrizante. O nosso KIT ALERGIA DE PELE  contém:

1 Loção Hidratante e de Massagem Relaxante (120mL): Na composição da Loção Relaxante é usada a manteiga de karité e outros ativos hidratantes, que fornecem uma hidratação e cuidado extra para a pele sensibilizada pela alergia. Aplique a Loção Relaxante nas áreas desejadas logo após sair do banho ou sempre que achar necessário.

1 Óleo de Banho e Massagem Relaxante (120mL):  Já o Óleo Relaxante é feito com óleos de amêndoas e girassol, ricos em ácidos graxos essenciais, com ação anti-inflamatória e cicatrizante. Use o Óleo de Banho e Massagem diariamente no final do banho.

1 Sabonete Líquido Revigorante (120mL): por ser uma sabonete livre de sulfatos, ele limpa suavemente, sem agredir a pele, o que é ideal nos casos de dermatite.

Conheça o KIT ALERGIA DE PELE.

Gostou das dicas?

Toda semana aqui tem conteúdo novo, nos acompanhe!

2 Comments

  1. Ana

    Gostei sim.
    A minha filha tem dermatite.
    Obrigado pela dica

    1. Que bom que gostou ! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *