Rinite alérgica
Aromaterapia, Bem estar, Saúde

6 DICAS DE COMO TRATAR E PREVENIR A RINITE ALÉRGICA

Com a chegada da Primavera, sintomas como espirros, coriza, coceira no nariz se tornam comuns para quem tem propensão às alergias.  As entradas e saídas de estações costumam causar desconforto para quem sofre com as alergias sazonais ligadas à mudança de clima e temperatura, especialmente a rinite alérgica, que “mostra a sua cara” na Primavera.
A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz e se caracterizam por alguns sintomas básicos como nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz e na garganta.

Os sintomas são manifestados logo após alguns minutos do contato com alguma substância que provoca a alergia. Ao contrário da gripe e do resfriado, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposições.

Uma resposta protetora do sistema imunológico diferente da esperada que afeta o sistema respiratório: é assim que a rinite alérgica é definida por estudiosos.

Na maior parte dos casos, as reações alérgicas respiratórias acabam ocorrendo pelo contato com provocadores como poeira, mofo, fumaça de cigarro e pólen de flores. E este é o problema do final do mês de setembro: tempo seco (baixa umidade do ar) e  a polinização. Ao final do dia, quando o pólen está mais presente no ar, é que se agravam os transtornos para as pessoas que têm a mucosa nasal mais sensível.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da alergia é normalmente feito por um alergista ou otorrinolaringologista que investiga o histórico do paciente, os tipos de sintomas e a associação com a exposição aos elementos que podem dar alergia.

PREVENÇÃO

A alternativa encontrada para lutar contra a doença é evitar a incidência das crises, ou seja PREVENIR.  Olha nossas dicas de como manter as crises de rinite bem longe de você:

1.                  Mantenha as janelas fechadas ao final do dia;

2.                  Em casa, não deixe as roupas secando no exterior, pois tornam-se um depósito de pólen;

3.                  Evite o quanto puder dias de vento, pois nesses dias o quadro se agrava, além de aumentar a probabilidade de se transportar muita poeira e pólen no corpo e nos cabelos;

4.                  Evite exposições aos fatores que desencadeiam a alergia, como pólen, poeira, pelos de animais, mofo;

5. Na limpeza diária, não use vassouras pois espalham a poeira. Opte sempre por pano úmido.

TRATAMENTO

A boa notícia é que os sintomas da rinite tem tratamento! O tratamento convencional é feito por meio da alopatia, com o uso de corticoides, anti-alérgicos. Na prática esses tratamentos solucionam o problema de imediato, porém causam vários efeitos colaterais e encher seu organismo de substâncias químicas artificiais.

A Aromaterapia pode auxiliar no tratamento dos quadros de rinite, de uma maneira natural e efetiva. Os óleos essenciais por serem substâncias altamente voláteis, penetram rapidamente em nosso nariz. Ao entrar pelas narinas, o ar contendo as moléculas dos óleos essenciais é aquecido, estas moléculas se dissolvem na mucosa nasal e se ligam aos receptores (cílios olfativos) e estes transmitem as informações aos nervos olfativos. As moléculas voláteis dos óleos essenciais também atingem o Sistema nervoso simpático e parassimpático do cérebro, que são responsáveis  por todo controle do resto do corpo.

Sendo assim, existem óleos essenciais que possuem maior afinidade com o sistema respiratório e pode trazer benefícios para o tratamento complementar das rinites alérgicas. Alguns óleos devidos suas propriedades anti-sépticas são ótimos para serem usados na aromatização do ambiente, pois vão atuar eliminando ácaros, mofos e bactérias do ar antes que cheguem as narinas. Outros devem ser usados em inalações, massagens no peito e seios nasais.

E a nossa sexta dica é de como usar a aromaterapia na rinite:
6. Use o óleo essencial de alecrim combinado com o óleo essencial de lemongrass. Essa mistura magnífica desinflama a mucosa nasal, desobstrui as vias áreas, além de ter ação antimicrobiana e reduzir as inflamações do trato respiratório em geral. Esses 2 óleos essenciais tem estudos científicos que comprovam suas ações na rinite.

O Aromatizador Revigorante da Nature Therapy é feito com a combinação desses 2 óleos essenciais, de alecrim e capim-limão. Para usar na rinite, borrife o Spray Revigorante diretamente nas mãos ou em um lenço/guardanapo e inale o aroma várias vezes ao dia.  

Gostou das dicas? Espero que possam te ajudar.

Continue nos acompanhando nas redes sociais! Deixe-nos uma sugestão de assunto que queira saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *