A pele é o maior e mais exposto órgão do corpo humano, que pode sofrer agressões dos raios solares, vírus, fungos, alergias e as vezes até mesmo refletem problemas internos ao corpo.
Há diversos tipos de doenças dermatológicas e a dermatite está dentre as mais comuns e conhecidas. Muitas são um tabu e podem prejudicar não só a autoestima, quanto também o bem estar, as relações interpessoais e a capacidade produtiva.
Por falta de informação, pessoas com dermatite às vezes sofrem preconceito, por medo da transmissão através do contato ou somente por estar no mesmo ambiente.
A boa notícia é que a dermatite não é contagiosa.
Existem 3 tipos principais de dermatites:
– Dermatite de contato – mais comum em adultos, aparece depois da exposição a uma determinada substância ou tecido, causando vermelhidão, ardência, pinicamento, coceira podendo descascar ou até mesmo formar bolhas – são exemplos, contato com perfumes, lãs, esmaltes entre outros.
– Dermatite Seborréica – conhecida também como caspa, é uma descamação do couro cabeludo e/ou sobrancelhas, que deixam aquelas casquinhas entre os fios e até mesmo na roupa quando em grande quantidade.
– Dermatite Atópica – atinge na sua maioria as crianças (cerca de 25%) e em menor percentual os adultos (cerca de 7% da população) no Brasil.
A dermatite atópica
É uma doença genética crônica, associada a doenças respiratórias como asma e rinite, que deixa a pele seca, pela ausência da barreira de proteção, provocando perda de água frequente. Além disso apresentam camadas de aparência mais grossa com lesões avermelhadas e coceira intensa.
Em crianças com menos de 2 anos aparecem na maior parte nas bochechas, e nas maiores, aparecem atrás dos joelhos e na dobra do braço.
Pode acompanhar o indivíduo até a fase adulta. Em nenhum dos períodos é contagiosa.
As causas podem ser inúmeras, como alergia a ácaros, mofo ou animais, exposição a fragrâncias ou corantes presentes em shampoos ou sabonetes, detergentes e produtos de limpeza, roupas de lã e de tecido sintético, mudanças bruscas de temperatura, baixa umidade do ar, calor e transpiração, estresse e alguns tipos de alimentos.
Tratamentos
Separei 4 cuidados para tratar e reduzir consideravelmente a dermatite:
1) Mantenha sua casa limpa
Uma forma de reduzir esse incômodo, é evitar a presença e uso de algumas substâncias como sabonetes com perfume, produtos de limpeza, além da poeira doméstica.
Opte por manter o ambiente sempre arejado, com quartos sem cortinas ou tapetes (no caso de crianças, evitar bichinhos de pelúcia) para evitar o acúmulo de ácaros e piorar o quadro.
2) Evite banhos quentes
Os banhos quentes sempre devem ser evitados, pois a água quente resseca ainda mais as regiões afetadas! O ideal é tomar ducha fria ou morna, e usar sabonetes especiais que não ressecam como os livres de sulfatos, respeitando o pH natural da pele. Dá uma olhada no nosso Sabonete Líquido Revigorante livre de sulfatos, ele limpa sem agredir!
Evite também o uso de buchas, pois ao esfregar a região, a proteção é removida, agravando a dermatite.
3) Visite o dermatologista regularmente
Consultar o dermatologista com certa frequência é o ideal para manter a dermatite atópica controlada e sua pele saudável. Além disso, ele é o profissional mais indicado para recomendar o melhor tratamento e o dermocosmético adequado para aliviar os sintomas da doença.
4) Hidrate o seu corpo sempre
A hidratação é o principal gesto para tratar a dermatite atópica.
Devido ao ressecamento da pele, o principal tratamento é a base hidratantes para aliviar o eczema, que podem se apresentar na forma de cremes e óleos. Em casos de pele muito seca, pode ser aplicado várias vezes ao dia.
A Nature Therapy tem opções naturais, livres de várias químicas nocivas e alergênicas, para você tratar alergias e dermatite. Conheça o nosso KIT ALERGIA DE PELE. O Kit é feito com os óleos essenciais de Lavandin e Laranja doce e com os Florais de Minas Passiflora e Dianthus, que diminuem e taratam as alergias de pele, pois tem ação hidratante, anti-inflamatória e cicatrizante. O nosso KIT ALERGIA DE PELE contém:
–1 Loção Hidratante e de Massagem Relaxante (120mL): Na composição da Loção Relaxante é usada a manteiga de karité e outros ativos hidratantes, que fornecem uma hidratação e cuidado extra para a pele sensibilizada pela alergia. Aplique a Loção Relaxante nas áreas desejadas logo após sair do banho ou sempre que achar necessário.
–1 Óleo de Banho e Massagem Relaxante (120mL): Já o Óleo Relaxante é feito com óleos de amêndoas e girassol, ricos em ácidos graxos essenciais, com ação anti-inflamatória e cicatrizante. Use o Óleo de Banho e Massagem diariamente no final do banho.
–1 Sabonete Líquido Revigorante (120mL): por ser uma sabonete livre de sulfatos, ele limpa suavemente, sem agredir a pele, o que é ideal nos casos de dermatite.
Conheça o KIT ALERGIA DE PELE.
Gostou das dicas?
Toda semana aqui tem conteúdo novo, nos acompanhe!
Gostei sim.
A minha filha tem dermatite.
Obrigado pela dica
Que bom que gostou ! 🙂