Bem estar

PARABENOS EM COSMÉTICOS: BOM OU RUIM?

Os parabenos são um tipo de conservante muito utilizado em cosméticos no mundo, e inclusive no Brasil. Os parabenos oferecem proteção contra micróbios e outros microrganismos, com o intuito de garantir tanto a integridade do produto quanto a saúde do indivíduo que o usa. Mas não é bem assim que as coisas realmente acontecem… Os tipos de parabenos mais comuns são o metilparabeno (methylparaben), propilparabeno (propylparaben), etilparabeno (ethylparaben) e butilparabeno (buthylparaben).

Vários países estrangeiros não olham com “bons olhos” a  presença dessa classe de conservantes em cosméticos e por isso mesmo já foi banido em alguns locais.

Os parabenos interferem no sistema endócrino de humanos e animais – ele possui uma atividade estrogênica – por conta disso ele é considerado um disruptor endócrino. Atualmente, essas substâncias vêm ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente. Estudos científicos demonstraram que  tais produtos tem ação similar aos estrógenos produzidos pelo organismo da mulher, podendo assim piorar casos de câncer de mama e inclusive desencadear algum outro tipo de câncer no organismo humano.

Outros estudos apontam que o consumo de produtos que possuem parabenos podem causar alergias cutâneas e o envelhecimento precoce da pele.

Há controvérsias! Na dúvida, o melhor é prevenir!  A escolha sobre consumir ou não produtos que levem parabenos em sua composição é exclusiva do consumidor, mas, na existência de alternativas, é sempre prudente não correr riscos ao consumir compostos químicos que possam causar, mesmo que eventualmente, problemas à saúde.

Opte pelos cosméticos livre de parabenos. Todos os produtos da Nature Therapy são livres de parabenos.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *