Bem estar, Nature Therapy

Os cosméticos que você usa são seguros? Pense novamente!

A maioria dos cosméticos no mercado hoje é feita com produtos químicos que foram introduzidos há várias décadas. Desde então, os cientistas descobriram que muitos desses produtos químicos estão relacionados ao câncer, asma, defeitos congênitos e problemas de fertilidade. Alguns desses produtos químicos são produtos que usamos todos os dias como shampoos, sabonetes, pasta de dente, dentre vários outros. Em muitos casos, os fabricantes o fazem de forma confusa… então não há como você saber o que realmente está usando em 100% dos produtos.

A Nature Therapy tem a TRANSPARÊNCIA como um dos seus pilares. Todos os ingredientes listados no rótulo dos produtos são os que efetivamente são utilizados. Além disso, tem uma lista de ingredientes nocivos que EXCLUÍMOS de todas nossas formulações. Olha eles abaixo…

  • SULFATOS

Sulfatos são uma classe de agentes de limpeza usados em cosméticos capilares e de pele. Podem causar irritação, principalmente em peles sensíveis.

  • BHT e EDTA

O BHT é um anti-oxidante muito usado em cosméticos. Contém evidências limitadas sobre sua carcinogenicidade, e comprovada ação desruptora endócrina, além de seus efeitos alergênicos.

Já o EDTA é um agente utilizado em larga escala nos cosméticos, dando maior estabilidade à formulação. Tem um potencial médio de irritação à pele e maior ainda em irritação ocular.

  • CORANTES SINTÉTICOS

A alergia a corantes não é tão comum, mas pode aparecer em cerca de 2 a 7% das pessoas alérgicas.

  • ÓLEO MINERAL

Esse derivado do petróleo  está presente na maioria dos produtos cosméticos. Não tem muita afinidade com a pele, é absorvido em quantidades pequenas, ficando a maior parte sobre a sua superfície, tendo ação comedogênica, além de poder piorar os quadros de dermatite atópica.

  • PROPILENOGLICOL

O propilenoglicol  é uma substância muito usada nos cosméticos em geral, com ação hidratante, solvente, dentre outras. O problema é que ele é uma substância alergênica…

  • FTALATOS e ESSÊNCIAS SINTÉTICAS

Os produtos que exercem alguma atividade endócrina são classificados como Endocrine-Disrupting Chemicals (EDCs). Dentre eles estão os ftalatos, parabenos, BHT.

Os ftalatos normalmente são utilizados em perfumes como agentes solventes e fixadores. Têm sido associado com parto prematuro e aumento das chances de alergia e asma, além de afetarem o sistema reprodutor masculino.

Já, as essências são super importante em cosméticos, até porquê um dos fatores que leva o consumidor a comprá-lo é o cheiro. As essências sintéticas são substâncias que podem desencadear alergias no local de aplicação, apresentando vermelhidão, coceira, inchaço, além de rinites alérgicas, dentre outras reações.

  • PARABENOS

Em formulações cosméticas, os PARABENOS tem  ação  conservante. Possui atividade estrogênica. Mesmo em doses pequenas, podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.  Podem desencadear alergias cutâneas e envelhecimento precoce da pele.

Vários países no mundo já não utilizam mais os PARABENOS como conservantes, além de serem proibidos em alguns.

 

A Nature Therapy tem o maior cuidado e carinho no desenvolvimento e preparação dos cosméticos. Retiramos vários ingredientes nocivos das formulações a fim de dar maior segurança à você, nosso consumidor.

2 Comments

  1. Neli

    Bom dia ! Tenho alergia a EDTA estou a seis meses sem usar batom vcs poderiam me indicar um batom que não exista essa substância. Obrigada

    1. Olá Neli! Infelizmente cresce cada dia mais o número de pessoas com alergias a esses componentes das formulações. Eu particularmente não posso te afirmar nenhuma marca de batom que não use edta, mas procure pela allergic center, balms. Talvez essas marcas não tenham. Espero ter ajudado. Abços,
      Elisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *