Aromaterapia, Coronavírus, Floralterapia, Saúde

Como aumentar sua imunidade?

Em tempos de coronavírus há muita preocupação com a imunidade. Você já deve ter ouvido falar sobre imunidade baixa, e é bem provável também que em algum momento da sua vida, sua imunidade também já esteve assim.

Imunidade é o nome que damos à capacidade do nosso organismo de se defender de invasores, ou seja, vírus, bactérias ou fungos. Esses “bichinhos” são os maiores causadores de várias doenças como gripes que não nos largam, pneumonias e febre constante.

Quando nossa imunidade está baixa, ficamos mais vulneráveis a essas doenças, que acabam nos impedindo de ir naquele almoço de família (dependendo pode até ser uma boa), ou curtir o bar com os amigos. Afinal, sair da cama não é uma opção. E na nossa atual situação, ficamos na OBRIGAÇÃO e no DEVER de fazer isolamento social para que esses “bichinhos” não circulem mais pelo ar e contaminem mais pessoas.

MAS O QUE FAZ COM QUE NOSSA IMUNIDADE FIQUE BAIXA?   

Há diversas coisas que podem ocasionar uma imunidade baixa no nosso corpo:

-Há casos em que a pessoa já nasce com uma predisposição genética a ter imunidade baixa;

– Mas também tem pessoas que são saudáveis, e que em um dado momento da vida, podem se expor a situações que levem à dificuldade do organismo em manter um equilíbrio imunológico. 

Exemplos dessas situações são o uso de medicamentos que suprimem a imunidade, má alimentação, consumo de álcool, estresse prolongado, doenças que levam a uma grande perda de proteínas, doenças crônicas, deficiências de vitaminas, falta de repouso adequado, entre muitos outros fatores. 

E quando nossa imunidade está baixa, ela é acompanhada por alguns sintomas que podem passar despercebidos no nosso dia a dia. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais sintomas que, na maioria das vezes, são ocasionados pela imunidade baixa: 

  • cansaço excessivo; 
  • náuseas, vômitos ou diarreia; 
  • doenças simples que ficam graves, como gripes que duram semanas; 
  • herpes; 
  • herpes labial, estomatite e amigdalite na boca; 
  • infecções respiratórias persistentes; 
  • perda de peso ou ganho de peso; 
  • queda de cabelo; 
  • unhas fracas; 
  • estresse; 
  • depressão; 
  • má qualidade da pele e predisposição a ferimentos.

O bom que eu quero te contar é que imunidade baixa pode ser prevenida, não é algo que você precisa torcer para não ter. O ideal é se cuidar hoje, para evitar ter isso amanhã. É importante balancear a alimentação, repor as vitaminas e nutrientes do corpo, além de praticar exercícios físicos, com moderação.

Outro recurso natural que podemos usar a nosso favor são os óleos essenciais e florias.

Se pensarmos que o nosso sistema emocional manda em tudo, precisamos cuidar com muito carinho dele. Nesse momento de incerteza, stress, tensão, depressão pelo qual estamos passando, a aromaterapia e a floralterapia podem te ajudar e muito a manter equilibrada as emoções; a controlar o medo, o apeto no peito, o nó na garganta, o stress …É simples e fácil de usar!

Além de atuar nas emoções, os óleos essenciais também tem ações terapêuticas no nosso organismo, como induzir e melhorar a qualidade do sono, trabalhar foco e concentração, estimular o sistema de neurotransmissores e aumentar a concentração daqueles que nos trazem bem-estar e ajuda a sair de um estado de pânico e depressão.

Para te ajudar, vou indicar uma receitinha para fazer em casa. Então já pegue o papel e a caneta, ou tire print para não perder essa.

ESTIMULANTE DA IMUNIDADE:

-5 gotas de óleo essencial de melaleuca

-5 gotas de óleo essencial de eucalipto

-100mL de Água ou óleo vegetal da sua escolha (pode ser girassol, oliva, amêndoas ou outro …)

Misture tudo em um frasco e agite.

-Se fizer em água, coloque em um frasco Spray e borrife no ambiente 3x/dia;

-Se fizer em óleo, coloque em um frasco fácil de manusear, tipo conta-gotas, e aplique umas gotinhas próximo do nariz e deixe. Use também como óleo de banho.

E de toda maneira, se você não tiver esses ingredientes ou não quer fazer, conheça o nosso KIT IMUNIDADE, ideal para trabalhar todos esses aspectos físicos e emocionais que comentei acima.

Espero que lhe tenha sido útil.

Abraços aromáticos,

Elisa, farmacêutica da Nature Therapy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *