Aromaterapia

Aromacologia x Aromaterapia x Aromatologia : você sabe a diferença?

Esses termos são muito usados no universo dos óleos essenciais, porém como são muito parecidos, podem levar a uma certa confusão. Vamos entender a diferença de cada um.

Aromacologia® é um termo criado para descrever o conceito desenvolvido para o estudo das inter-relações entre psicologia e tecnologia de fragrâncias. A Aromacologia trabalha ativando determinadas áreas do sistema límbico e do hipotálamo, que controlam a maioria das funções vegetativas e endócrinas do corpo.

A Aromacologia foca alcançar os efeitos positivos causado pelos aromas em todo organismo, nas emoções e no humor, para trazer bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Na França, nos anos 20, Gatefossé e Valnet estudaram profundamente a química dos óleos essenciais e os utilizavam na prática clínica, inclusive por via oral. Daí surgiu aromaterapia francesa, atualmente chamada de aromatologia.

Décadas depois, no Reino Unido, a terapia com óleos essenciais foi introduzida através da estética, que não permitia a administração de óleos essenciais via oral. É uma forma mais simples de uso dos óleos essenciais através do emprego de cremes, massagem e inalação. Daí surgiu a aromaterapia inglesa, hoje conhecida por aromaterapia, sistema mais utilizado no Brasil.

Essas são as principais diferenças nos termos, apesar de muito parecidos.

Gostou das explicações?

Leia nossas outras matérias no blog.

Abraços aromáticos,

Elisa, Farmacêutica da Nature Therapy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *