Com a chegada da Primavera, sintomas como espirros, coriza, coceira no nariz se tornam comuns para quem tem propensão às alergias. As entradas e saídas de estações costumam causar desconforto para quem sofre com as alergias sazonais ligadas à mudança de clima e temperatura, especialmente a rinite alérgica, que “mostra a sua cara” na Primavera.
A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz e se caracterizam por alguns sintomas básicos como nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz e na garganta.
Os sintomas são manifestados logo após alguns minutos do contato com alguma substância que provoca a alergia. Ao contrário da gripe e do resfriado, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposições.
Uma resposta protetora do sistema imunológico diferente da esperada que afeta o sistema respiratório: é assim que a rinite alérgica é definida por estudiosos.
Na
maior parte dos casos, as reações alérgicas respiratórias acabam ocorrendo pelo
contato com provocadores como poeira, mofo, fumaça de cigarro e pólen de
flores. E este é o problema do final do mês de setembro: tempo seco (baixa
umidade do ar) e a polinização. Ao final
do dia, quando o pólen está mais presente no ar, é que se agravam os
transtornos para as pessoas que têm a mucosa nasal mais sensível.
DIAGNÓSTICO
O
diagnóstico da alergia é normalmente feito por um alergista ou otorrinolaringologista que
investiga o histórico do paciente, os tipos de sintomas e a associação com a
exposição aos elementos que podem dar alergia.
PREVENÇÃO
A alternativa encontrada para lutar contra a doença é evitar a incidência das crises, ou seja PREVENIR. Olha nossas dicas de como manter as crises de rinite bem longe de você:
1. Mantenha as janelas fechadas ao final do dia;
2. Em casa, não deixe as roupas secando no exterior, pois tornam-se um depósito de pólen;
3. Evite o quanto puder dias de vento, pois nesses dias o quadro se agrava, além de aumentar a probabilidade de se transportar muita poeira e pólen no corpo e nos cabelos;
4. Evite exposições aos fatores que desencadeiam a alergia, como pólen, poeira, pelos de animais, mofo;
5. Na limpeza diária, não use vassouras pois espalham a poeira. Opte sempre por pano úmido.
TRATAMENTO
A boa notícia é que os sintomas da rinite tem tratamento! O tratamento convencional é feito por meio da alopatia, com o uso de corticoides, anti-alérgicos. Na prática esses tratamentos solucionam o problema de imediato, porém causam vários efeitos colaterais e encher seu organismo de substâncias químicas artificiais.
A Aromaterapia pode auxiliar no tratamento dos quadros de rinite, de uma maneira natural e efetiva. Os óleos essenciais por serem substâncias altamente voláteis, penetram rapidamente em nosso nariz. Ao entrar pelas narinas, o ar contendo as moléculas dos óleos essenciais é aquecido, estas moléculas se dissolvem na mucosa nasal e se ligam aos receptores (cílios olfativos) e estes transmitem as informações aos nervos olfativos. As moléculas voláteis dos óleos essenciais também atingem o Sistema nervoso simpático e parassimpático do cérebro, que são responsáveis por todo controle do resto do corpo.
Sendo assim, existem óleos essenciais que possuem maior afinidade com o sistema respiratório e pode trazer benefícios para o tratamento complementar das rinites alérgicas. Alguns óleos devidos suas propriedades anti-sépticas são ótimos para serem usados na aromatização do ambiente, pois vão atuar eliminando ácaros, mofos e bactérias do ar antes que cheguem as narinas. Outros devem ser usados em inalações, massagens no peito e seios nasais.
E a nossa sexta dica é de como usar a aromaterapia na rinite:
6. Use o óleo essencial de alecrim combinado com o óleo essencial de lemongrass. Essa mistura magnífica desinflama a mucosa nasal, desobstrui as vias áreas, além de ter ação antimicrobiana e reduzir as inflamações do trato respiratório em geral. Esses 2 óleos essenciais tem estudos científicos que comprovam suas ações na rinite.
O Aromatizador Revigorante da Nature Therapy é feito com a combinação desses 2 óleos essenciais, de alecrim e capim-limão. Para usar na rinite, borrife o Spray Revigorante diretamente nas mãos ou em um lenço/guardanapo e inale o aroma várias vezes ao dia.
Gostou das dicas? Espero que possam te ajudar.
Continue nos acompanhando nas redes sociais!
Deixe-nos uma sugestão de assunto que queira saber mais!