Aromaterapia, Bem estar, Floralterapia, Nature Therapy

Dicas de como controlar a Ansiedade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira apresentará o quadro de ansiedade, no ano de 2018.

Considerada o mal do século por muitos especialistas, essa patologia afeta uma porcentagem maior de mulheres com 5,1% enquanto no público masculino, esse número chega a 3,6%.

Conheça o Kit Tranquilidade desenvolvido por nós, que pode te proporcionar relaxamento para corpo e mente, reduzindo os sintomas dessa doença.

O que é ansiedade?

Derivada do latim “anxietas” que significa angústia, é definida como um conjunto de sentimentos de tensão, preocupação e medo, causados pela liberação de substâncias como a adrenalina em nosso sistema nervoso, preparando o organismo para responder resolvendo problemas, a uma situação de perigo, ou de fuga.

É natural do ser humano – é um alerta para uma possível ameaça. Ajuda a nos adaptar em situações adversas ou de grande expectativa, por exemplo.

Porém, quando atinge um alto grau, começa a interferir na vida do indivíduo de forma não saudável física e mentalmente, através de limitações ou incapacidades.

 

Quais são os principais sintomas da ansiedade?

Os principais sintomas físicos são tremores pelo corpo todo, falta de ar e palpitação, medo intenso e aperto no peito, dificuldade para adormecer, dores e pressões anormais.

Alguns outros sintomas devem ser observados caso aconteçam repetitivamente, como agonia, irritação extrema, falta de concentração, medo de multidões e ambientes fechados, confusão mental, medos não reais que paralisam, limitando o dia-a-dia.

 

O que causa ansiedade?

São nossas experiências negativas de vida que irão condicionar nossa forma de sentir ou agir em determinadas situações. E os gatilhos para essa patologia podem aparecer em qualquer etapa da vida – normalmente em períodos de transição, como por exemplo os casos de bullying na infância e adolescência.

São ainda exemplos pressão profissional, familiar, medo de falhar, que aumentam os níveis de estresse, gerando um quadro de ansiedade.

 

Os principais transtornos causados pela ansiedade

Conhecidos até o momento, os principais tipos que podem ser identificados são 5:

  • Ansiedade generalizada – excesso de preocupação em situações rotineiras de trabalho, cotidiano – considerada a partir de 4 meses agindo dessa forma;
  • Ansiedade social ou fobia– medo em excesso perante uma determinada situação como interação com outras pessoas;
  • Pânico – ataques de pânico sem motivo aparente;
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva – ideias e pensamentos inapropriados, impulsividade, incapazes de controlar;
  • Síndrome do Stress Pós-Traumático – Sintomas que desencadeiam após um trauma ou estresse muito grande.

No momento da crise, os sentimentos de angústia e insegurança aumentam a ponto de descontrolar a pessoa. O importante é tentar manter a calma, respirar fundo e tentar reorganizar o pensamento, ou tentar desvia-lo dessa situação, para que se acalme.

 

Combate à ansiedade

Existem no mercado uma série de remédios para o tratamento dessa doença, que devem ser prescritos por médicos. Eles são classificados em 3 grupos:

– Antidepressivos: são indicados para tratamentos prolongados, pois não causam dependência. Inibem a recaptação da serotonina – como a sertralina, fluoxetina, paroxetina, etc.

– Ansiolíticos: são usados na fase mais aguda, reduzindo a hiperatividade cerebral, normalizando-a. São para tratamento dos sintomas, e não da causa deles.

– Antipsicóticos: podem ser usados como os ansiolíticos, mas como eles, também atuam somente nos sintomas.

 

Alternativas naturais para controlar a ansiedade

Além da prática regular de atividades físicas como yoga, natação, corridas, relaxamento, existem outras maneiras de amenizar esses sintomas de forma natural, como chá de camomila, sucos naturais como de maracujá e alface.

Conheça também nosso Kit Tranquilidade que vai ajudar a relaxar seu corpo e sua mente, diminuindo a tensão, angústia, medos e  ansiedade, já que é feito com óleos essenciais e florais com ação ansiolítica.

É composto por 1 Aromatizador de ambiente Relaxante (120mL) e 1 Escalda-pés Relaxante (100g).

Consulte sempre um profissional especializado (nesse caso psicólogo ou psiquiatra) para obter o diagnóstico e tratamento adequado.

Gostou de saber?! Então acompanhe o nosso blog. Semanalmente temos um assunto interessante para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *