Aromaterapia, Bem estar, Floralterapia, Nature Therapy

4 dicas de aliviar a dor do esporão!

No final de um dia cheio, normalmente nosso corpo sente o cansaço de diversas formas, como dor de cabeça, peso nas pernas e dores nos pés.

Responsável por nos sustentar, os pés suportam a sobrecarga de peso, acabam ficando doloridos e precisam de cuidados especiais.

Longos períodos em pé, sapato desconfortável e excesso de peso podem causar diversos problemas, como varizes, vasinhos aparentes e nos pés, o esporão.

Mas, o que é esporão?

O calcâneo é o maior osso de nosso pé. É ele que dá sustentação ao nosso corpo, suportando nosso peso e o impacto constante. Em algumas pessoas, esse osso inflama, favorecendo a calcificação de tecidos, no entorno do osso, o que chamamos de esporão.

O esporão calcâneo (osso do calcanhar) é uma saliência anormal no óssea, causada pelo depósito de cálcio, na maior parte das vezes, localizado na parte inferior do calcâneo (sola do pé), invisível aos olhos. Pode também surgir na região do tendão de Aquiles (chamado esporão de galo)

Sintomas do esporão

Em 95% dos casos é assintomático, ou são muito sutis, e podem permanecer dessa forma por longos períodos sem se manifestar.

O principal sintoma do esporão é a dor contínua no calcanhar (parecida a uma pontada). Junto com o esporão, há também a inflamação da fáscia plantar (chamada fascite plantar, inflamação do tecido fibroso que une o calcanhar aos dedos do pé e protege os tendões dos choques e suportando a planta do pé).

A dor tende a ser mais forte ao levantar da cama e pisar no chão, quando passamos um longo período sentados e damos os primeiros passos depois dessa pausa, quando subimos escadas ou ficamos longos períodos em pé. Em casos extremos, pode apresentar inchaço no calcanhar ou até do tornozelo.

Esse problema costuma atingir principalmente as mulheres com idade em torno de 40 a 50 anos, que trabalha em pé por muito tempo ou esteja com sobrepeso.

Causas e diagnóstico

Apesar de não ser totalmente comprovado, existem inúmeros fatores que facilitam o desenvolvimento dessa patologia:

  • Calçado inadequado (salto, apertado ou deformado);
  • Passar muitas horas em pé;
  • Ter idade acima dos 40 anos e estar com sobrepeso;
  • Ter pé chato ou cavo;
  • Praticar esportes de alto impacto (sobrecarregam os pés, como ballet, correr, saltar, etc).

O médico ortopedista é o especialista que poderá diagnosticar o caso de esporão, através de raio-x, ressonância magnética ou estudo analítico.

Confira 5 dicas para prevenir o esporão

 Algumas delas não eliminam o problema, porém podem reduzir a chance de que ela se desenvolva ou reduza os sintomas:

  1. Controle de peso;
  2. Utilizar calçado adequado à pratica de atividade física;
  3. Aquecimento adequado antes de realizar atividades físicas de alto impacto nos pés e tornozelos;
  4. Evitar longos períodos em pé;
  5. Usar sapatos fechados e protegidos.

Confira 4 dicas para tratar o esporão

  1. O mais indicado é o alongamento do tendão de Aquiles e da fáscia plantar (procure sempre orientação profissional). Pode ser indicado o uso de palmilha de silicone para o calcanhar.
  2. Existem diversas formas naturais de aliviar a dor do esporão, por meio da aplicação local de ervas combinadas com álcool, como a arnica e a compressa de espinafre.
  3. Uso de cremes com ação anti-inflamatória e analgésica. Esses produtos de aplicação local ajudam a aliviar a dor. Nossa dica é de aplicar a Loção de Massagem Relaxante na área com dor e fazer uma leve massagem. Ela vai aliviar a dor e desinflamar o local.
  4. Fazer escalda-pés. Os benefícios dessa técnica milenar são inúmeros. Alivia a dor muscular na região das pernas e pés, desinflama, relaxa. O Escalda-pés Relaxante da Nature Therapy é feito com óleos essenciais e florais que tem ação analgésica, anti-inflamatória e relaxante muscular. Então fazer esse Escalda-pés Relaxante à noite vai ser maravilhoso. Coloque 1 colher do produto em uma bacia com 3L de água morna e deixe os pés em imersão por 15 minutos. Logo após retire os pés da bacia e massageie bem os pés. Menos dor e mais relaxamento e uma noite de sono gostosa! E depois você já sabe né?! Cama!

E para você cuidar bem do esporão, fizemos um kit para alívio das dores. Confira clicando aqui.

Gostou das nossas dicas?

Então fique de olho que toda semana tem conteúdo novo!

Até semana que vem!

2 Comments

  1. Valda Aparecida de Andrade

    Boa tarde
    Eu tenho esporão de galo dor insuportável.

    1. Valda, já experimentou fazer escalda-pés? Ajuda bem a aliviar a dor. Você pode saber mais visitando a nossa loja virtual: https://www.naturetherapy.com.br/kitDoresnosPes
      Abraços aromáticos.
      Elisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *