Déficit de atenção e hiperatividade
Aromaterapia, Bem estar, Floralterapia

Dicas para tratar naturalmente o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

TDAH é a sigla dada ao Transtorno de Déicit de Atenção e Hiperatividade. Atinge de 3 a 5% das crianças pelo mundo.  Se caracteriza por desatenção, inquietude, impulsividade. As causas são genéticas e aparece na infância, e muitas vezes acompanha a pessoa a vida toda. Mas atenção, somente um profissional da saúde qualificado pode diagnosticar!

É fato que essas crianças juntamente com suas famílias enfrenam dificuldades. As crianças com TDAH tem dificuldade em manter a atenção ao longo do tempo necessário para as atividades; fazem várias atividades ao mesmo tempo e com pouca qualidade, o que impacta no desempenho escolar. Costumam exibir comportamentos exagerados, como mexer pés e mãos, movimentar-se exageradamente, correr e saltar em demasia.

É importante que os pais aprendam a lidar com a situação, procurem ajuda profissional para que a criança tenha qualidade nas suas atividades.

Esses pacientes geralmente usam medicamentos controlados para o tratamento desse transtorno, o que causa muitos efeitos colaterais. A droga mais conhecida utilizada é a ritalina.

O bom é que há alternativas naturais e com ação científica comprovada nesse transtorno. A aromaterapia é uma delas. Os óleos essenciais tem uma excelente capacidade de estimular o cérebro com suas áreas específicas para auxílio no TDAH. Conheça uma pesquisa científica que observou melhoras em crianças com TDAH.

Dr. Terry Friedman realizou um estudo em crianças com TDAH que utilizaram óleo essencial via inalação. O grupo que usou o óleo essencial de lavanda aumentou o desempenho em 53%. O óleo essencial de lavanda é calmante, equilibrador e restauradora. Auxilia na melhora do humor, depressão e irritabilidade. Nossa dica é borrifar o Spray Relaxante no uniforme da criança, ou no ambiente ou em um lenço e inalar o aroma.

Já outra combinação de óleos essenciais excelente para TDAH é a de lemongrass com alecrim, que  trabalha carinho, acolhimento, aconchego, foco e concentração. Pode ser usado para trabalhar hiperatividade e também agressividade. Utilize a Loção ou o Óleo Revigorante na sola dos pés da criança, massageando, regularmente.

A massagem nos pés é uma ferramenta incrível para o desenvolvimento das crianças. Criar um ritual com elas para isso, um momento de compartilhamento, de parceria, de tranquilidade, é proveitoso em qualquer situação. Pode ser depois do banho, antes de ir pra escola, quando vocês chegam em casa no fim do dia, antes de dormir. Tirem esse tempo não só para a massagem, mas para estreitar os laços, para perceberem um ao outro.

Outra possibilidade para a inserção de óleos essenciais na rotina da criança, para incentivar melhoras nesses problemas, é o uso do difusor pessoal. Um colarzinho com uma peça de cerâmica onde você pinga uma gota de um óleo essencial específico, normalmente pela manhã. E a criança fica sentindo aquele aroma durante o dia, ativando o sistema límbico, gerando novas sensações e provocando mudanças de comportamento.

Gostou das dicas?

Semana que vem tem mais!

Abraços aromáticos.

Elisa

2 Comments

  1. Ana

    Gostei das dicas e algumas já uso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *