Aromaterapia, Floralterapia, Nature Therapy

6 Dicas para manter o foco e a concentração

Com a constante enxurrada de informações que recebemos todos os dias, é cada vez mais comum nos sentirmos um pouco “esquecidos” – trocamos o nome de alguém, não conseguimos lembrar um fato que acabou de ocorrer e assim por diante.

Em meio a tantos estímulos que somos submetidos todos os dias, fica difícil algumas vezes manter o foco. Ainda mais na era dos smartphones – estudos apontam que passamos em média entre 3 a 4 horas usando o celular por dia. Ou em não raras situações, atém mesmo mais tempo do que isso.

Em todas essas situações nos deparamos com uma sensação muito comum: a dificuldade de nos concentrar. Um dos maiores males da atualidade (e da humanidade) é a falta de foco e concentração em atividades, como no estud, no trabalho e em home office.

Se você se identificou, com certeza precisa ler esse texto!

Concentração e foco

O que um estudante que passa na tão sonhada faculdade tem de diferente daquele que não passa? Ou um funcionário consegue a promoção no trabalho e outro não? Ou um atleta recordista consegue tais feitos e outros não?

O principal fator dessas pessoas que se destacam das outras, é a capacidade de manter o foco e agir de forma concentrada e precisa. Seja na área que escolher, a capacidade de se concentrar é uma habilidade que pode trazer o diferencial numa prova, num concurso, ou no sucesso esportivo – Note que elas se mantem concentradas e inteiramente envolvidas durante a execução de suas atividades.

A concentração é definida como a habilidade de concentrar atenção e foco exclusivos para uma atividade.

Você já deve ter passado horas lendo um livro, ou mesmo uma conversa ou um lugar agradável sem nem ter percebido o tempo passar. Isso ocorre pois focamos no momento presente.

Não consigo ter foco. Como posso desenvolver essa habilidade?

Felizmente a concentração pode ser treinada!

Para isso, você deve utilizar estratégias (cada um tem uma que funciona melhor para si) para desenvolver a concentração.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Leia, mas também escreva o conteúdo – Quando for estudar, ao escrever, você terá que ler o conteúdo para reescrevê-lo e ler o que está sendo colocado no papel, portanto, você terá mais contato com o conteúdo. Dê preferência por escrever a mão. Além disso, faça esquemas mentais, resumos de partes importantes. Dessa forma, ficará mais fácil ativar também o sentido da visão, que pode ajudar na memorização e lembrança da matéria;
  2. Organize seu ambiente de estudo/trabalho – seja na mesa, no escritório ou no quarto, evite bagunça, celular ou outros tipos de interferências que possam desviar a atenção – procure um local confortável com boa iluminação que faça com que você consiga focar no seu objetivo, seja estudo ou trabalho;
  3. Matéria dada é matéria estudada – Nos estudos, para evitar o acúmulo de conteúdo, procure estudar o que foi passado no mesmo dia. Assim você reforça o que foi visto e seu cérebro assimila com mais facilidade o que foi estudado;
  4. Faça um cronograma – antes de iniciar esse processo, organize o que será feito, quais serão as etapas, estipule datas e horários. E tente cumprí-las a risca. Você vai notar que com o hábito, tudo vai ficando mais fácil!
  5. Use o Kit Foco e Concentração: criamos um kit ideal para quem precisa melhorar o foco, a concentração e a memória. Vem com 1 Spray Revigorante e 1 Óleo Revigorante,  feito com os óleos essenciais (Alecrim e Capim-limão) e com Florais (Capsicum e Agave) que trazem energia e vitalidade ao corpo e mente. O óleo essencial de alecrim tem ação comprovada na melhora da concentração, da memória e na retenção de conteúdo, além de tratamento no Alzheimer, por isso mesmo é considerado o óleo dos estudantes. Borrife o Spray no ambiente ao iniciar o trabalho e os estudos, ou quando precisar manter o foco e energia. Pingue também algumas gotinhas do óleo na região próxima ao nariz, assim o cheiro se mantém por mais tempo. Mas atenção, esse kit não é indicado para hipertensos, gestantes e epilépticos, tá bom?
  6. Tenha bons hábitos: Para um bom DESEMPENHO,  é necessário que você esteja bem alimentado e disposto. Com energia, você consegue cumprir melhor sua rotina. Fazer atividades físicas regularmente também é excelente para liberar endorfina e trazer a sensação de bem estar ao seu corpo!

Gostou de saber?! Então acompanhe o nosso blog. Semanalmente temos um assunto interessante para você!

Abraços aromáticos,

Elisa, Farmacêutica da Nature Therapy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *