Aromaterapia, Floralterapia, Nature Therapy

Síndrome do Pânico: como tratar naturalmente?

A Síndrome do Pânico é considerada a doença da modernidade. Cerca de 10% da população pode sofrer crises sem motivos aparentes, segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. E desse percentual, cerca de 3,5% sofrem ataques recorrentes, o que pode representar um quadro ainda mais preocupante.

Dentre as soluções para amenizar esses quadros, está o Kit Calma, feito com óleos essenciais  e florais que atuam a nível físico e emocional, reduzindo o estado de ansiedade, relaxando o corpo e também a mente.

A ansiedade é um sentimento comum na vida de todas as pessoas, independente da idade. Existe ansiedade em situações cotidianas como na entrevista de um novo emprego, encontrar quem se ama, fazer uma viagem, ou mesmo realizar uma prova. É normal e faz parte da vida!

Mas quando começa a interferir na sua vida de forma não saudável física e mentalmente, através de limitações ou incapacidades, pode ocasionar diversos transtornos, dentre eles o pânico.

O que é a síndrome do pânico?

A ansiedade é natural do ser humano – é um alerta para uma possível ameaça. Ajuda a nos adaptar em situações adversas ou de grande expectativa, por exemplo.

A síndrome do pânico é um transtorno mental, desencadeado por crises agudas de ansiedade, em que a pessoa acredita que algo muito ruim pode acontecer a qualquer momento.

Nesses momentos de crise, esse alerta dado pelo organismo é ativado desnecessariamente. Há um desequilíbrio na produção de serotonina e noradrenalina, substâncias neurotransmissoras responsáveis pela comunicação entre os neurônios, fazendo com o cérebro passe a transmitir informações incorretas.

Esse ataque de pânico acontece de forma repentina, iniciando com um mal-estar ou medo intensos, atingindo seu auge em poucos minutos.

Quais são os sintomas?

O ataque de pânico é associado à ansiedade, e faz com que a pessoa sinta um medo extremo, que pode durar entre 10 e 30 minutos.

Seus sintomas são físicos e mentais. Entre eles estão: taquicardia, falta de ar, boca seca, tonturas, náuseas, tremores, transpiração intensa e até vômitos e desmaios. E também medo de morrer, perder o controle ou enlouquecer.

Segundo a Associação Nacional da Síndrome do Pânico, 70 % dos casos se manifestam em pessoas entre 20 e 35 anos, e atingem 3 vezes mais mulheres do que homens.

Não existe uma causa definida para essa doença. Podem ocorrer devido ao estresse pós-traumático, estresse intenso, em pessoas perfeccionistas, com alto grau de autocrítica, com tendência ao negativismo.

Como controlar uma crise de pânico

Apesar de os ataques começarem de forma repentina, sem aviso, com o tempo, é possível perceber quais situações desencadeiam tais estados.

Durante uma crise, tente respirar profundamente, para acalmar os batimentos cardíacos e acalmar sua respiração. Tente manter o foco em algo, para isolar os pensamentos ruins, com algumas frases como “logo vai passar”, “está tudo bem”, ”eu vou ficar bem”. Caso esteja dirigindo, tente encostar o carro em uma área segura.

Carregue sempre com você o Aromatizador Relaxante, que vem no KIT CALMA da Nature Therapy. Vai ajudar a controlar as crises. Sempre que sentir que a crise está chegando, já borrife o Aromatizador nas mãos e inale o aroma.

Síndrome do pânico tem tratamento?

O tratamento existe sim! Mas costuma ser demorado (varia de indivíduo para indivíduo).

Pode ser feito com acompanhamento médico e sessões de psicoterapia, para ajudar a lidar com o medo dessas reações, e se preciso ainda associados o uso de antidepressivos e ansiolíticos. Porém, além de se tratar o efeito, é preciso investigar a causa, o fato gerador que ativa a patologia.

Outras pequenas mudanças no estilo de vida podem reduzir essas tendências, como a prática regular de atividades físicas, prática de ioga e relaxamento.

Existem soluções naturais como alguns chás ou remédios compostos por plantas medicinais como a camomila, o maracujá e a erva cidreira, que ajudam a reduzir a ansiedade e tem ação calmante.

Tem também o uso da aromaterapia associado com floralterapia para tratar os sintomas do pânico. Você pode usar o Kit Calma da Nature Therapy, desenvolvido para relaxar o corpo e a mente. Reduz ansiedade, a intensidade  e reincidência das crises e também os sintomas do pânico como como taquicardia, suor frio, angústia e aperto no peito, sensação de morte.

É composto por 1 Aromatizador Relaxante (120mL) e 1 Escalda-pés Relaxante (100g).

Seu delicioso aroma traz conforto e calma, fundamentais para quem sofre desse transtorno.  Experimente borrifar o aromatizador no ambiente ao longo do dia para reduzir os medos, sentir mais conforto e confiança, além de acalmar. À noite, antes de dormir, faça um escalda-pés para relaxar de vez e inalar o delicioso aroma calmante vindo da combinação de óleos essenciais relaxantes.

Consulte sempre um profissional especializado (nesse caso psicólogo ou psiquiatra) para obter o diagnóstico e tratamentos adequados.

Gostou de saber?

Então acompanhe o nosso blog. Semanalmente temos um assunto interessante para você!

Abraços aromáticos,

Elisa, Farmacêutica da Nature Therapy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *